quarta-feira, 6 de março de 2013



A percepção do negro na cultura brasileira
Durante todo período histórico do Brasil, observamos que o negro sempre sofreu marginalização não por terem uma cultura condizente com os padrões da sociedade, a percepção era excludente em relação a sua cultura até mesmo com próprio negro que vivia dentro dela.
A autonomia do negro se construiu através de muitas lutas e conflitos diante do progresso histórico social do Brasil e mesmo com a igreja católica exercendo sua soberania religiosa alguns negros mantiveram-se fixos em sua cultura, hábitos e religião.
Atualmente a cultura negra não é vista e tão valorizada como anteriormente, até porque a população afro-descedente, por sofrerem preconceito muita vezes rejeitam sua cultura para se adequarem aos padrões da sociedade que por diversas situações éticas e étnicas não respeita e não reconhecem a cultura como parte da historia do Brasil. Ter percepção do negro na cultura brasileira é analisarmos quão extenso é o preconceito que ele sofre por respeitar e cultivar sua cultura fugindo daquilo que a sociedade requer.
Portanto, para população afro-descendente exercer sua cultura é contradizer os padrões normais da sociedade que a todo o momento estar impondo que a sua cultura estruturada nos paradoxos da classe dominante afirmando implicitamente que a cultura afro é irrelevante  na formação cultural do Brasil

Um comentário:

  1. Taís, ser negro continua não sendo fácil. Vivemos cercados por preconceitos e estes acabam fazendo com que muitos tenham vergonha da sua descendência. Mas, podemos fazer a nossa parte, ao repensar nossos conceitos não só sobre a cor da pele, mas tudo que envolve essa cor.

    ResponderExcluir